Casos de estupro consumado crescem 67% em três meses no estado de São Paulo


Entre junho e setembro de 2012, 134
mulheres foram estupradas no estado de São Paulo
CartaCapital

“Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram uma escalada no número de casos de estupro consumados no estado entre julho e setembro deste ano. No período, houve um aumento de cerca de 67% na incidência deste crime. Ao todo, ocorreram 134 registros, ou seja, mais de uma mulher é estuprada por dia no estado.

Na comparação de julho a agosto, os casos aumentaram 22,7%. Já entre agosto e setembro, a alta foi de 21,5%. O cenário é semelhante quando analisado setembro deste ano e de 2011: houve 15% mais casos.

O foco dos registros se concentra no interior do estado, onde há 3,5 vezes mais ocorrências do crime que na capital e na região metropolitana. A região concentra 64,1% dos casos, mesmo com uma parcela menor da população.

O aumento dos casos começou em julho, que registrou 34 estupros. Destes, oito ocorreram na capital, nove na região metropolitana e 17 no interior. Em agosto, foram 44 casos (nove na capital, cinco na região metropolitana e 30 no interior). Em setembro, 56 casos foram registrados: oito em São Paulo, nove na região metropolitana e 39 no interior.

Há um ano, em setembro de 2011, o mapa dos casos era inverso. Dos 48 registrados, a capital somava a maioria, com 19, seguida pelo interior com 16 casos e a região metropolitana, com 13.

Em nota, a Secretaria afirma que o estado de São Paulo é “pioneiro na criação de políticas de defesa da mulher”, tendo atualmente 129 delegacias especializadas no público feminino.”
Foto: Galeria do Thuany Gabriela/Flickr

Comentários