A explosão inflacionária deu chabu



Fernando Brito, Tijolaço

"Saiu o índice de inflação do IBGE para o mês de julho.

0,03% para o IPCA, que tem a cesta de consumo de famílias com renda da até 40 salários-mínimos e -0,13% para o povão, famílias com renda de até cinco salários-mínimos.

Mais importante, porém, que discutir alguns centésimos de ponto percentual é olhar a tendência de expansão dos preços, que está aí nestes dois gráficos, abaixo.

Onde é que está a explosão inflacionária da qual a mídia e os “analistas econômicos” do mercado especulativo falavam?

Não foi com ela que justificaram a atitude do sr. Alexandre Tombini, o novo “queridinho” do mercado, em aumentar os juros e dar aos rentistas algo como mais R$ 50 bilhões este ano?

Ou será que foi a alta dos juros públicos que fez o senhor Tomio Mazamoto, plantador de tomates, baixar em 27,5% o preço do tomate, só este mês que passou?

Ah, mas agora a justificativa é que a inflação vai voltar.
No ano que vem.

“A instituição quer aproveitar essa janela de oportunidade para derrubar bastante a inflação para evitar que ela suba muito no ano que vem”, diz Miriam Leitão, falando da possibilidade de o BC continuar subindo os juros.

O terrorismo econômico não é gratuito. Rende bilhões a esta gente que não produz nada, senão instabilidade e medo na vida de pessoas humildes.

E prepara o ataque maior, o político, para tentar realizar o sonho de que volte o “governo do mercado”, que “faz o dever de casa” de entupi-los de dinheiro.

A volta, aliás, dos que não foram”

Enviar: Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: