Chico Vigilante ao 247: "Genoino pode morrer"


Um dos deputados distritais mais influentes, Chico Vigilante, do PT, relata bastidores das prisões de José Dirceu e José Genoino, na Papuda: "os dois estão sendo submetidos a um constrangimento ilegal, uma vez que o regime de ambos deveria ser o semi-aberto"; segundo ele, é grande a preocupação, dentro do PT, com a saúde de José Genoino, que teve de ser medicado em Belo Horizonte, devido a um pico de pressão; "o estado de saúde é grave", diz ele; "estamos vivendo no Brasil a ditadura de um juiz, Joaquim Barbosa, que age totalmente fora da lei"; Dirceu e Genoino foram submetidos, por ele, ao regime fechado da Papuda, numa decisão contrária ao que foi decidido pelo próprio plenário do STF; "é uma vingança de um juiz ditador e que alimenta um projeto político"


O deputado distrital Chico Vigilante, um dos mais influentes de Brasília, acaba de fazer um alerta ao Brasil. Segundo ele, é gravíssimo o estado de saúde de José Genoino, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, que foi escolhido por Joaquim Barbosa como o primeiro condenado da Ação Penal 470 que deveria ser preso, enquanto outros, como Roberto Jefferson, ficaram de fora da primeira leva. "Ele teve um pico de pressão altíssimo, foi medicado em Belo Horizonte e isso atrasou a chegada do voo a Brasília", afirma. Segundo Vigilante, as informações que chegam de pessoas próximas são preocupantes. "Ele pode morrer e está sendo submetido a um regime de prisão ilegal".

Chico Vigilante está indigando com a decisão de Joaquim Barbosa de transferir José Genoino e José Dirceu para o presídio da Papuda, onde os dois permanecerão alguns dias em regime fechado. "Ambos só poderiam ser presos em regime semi-aberto e, em Brasília, há vagas para esse tipo de prisão num galpão próximo ao setor de indústrias", afirma. "Na verdade, os dois não poderiam nem estar em Brasília, porque trabalham em São Paulo e é lá que estão suas famílias".

Segundo o deputado distrital, o Brasil hoje está submetido ao que chama de "ditadura do juiz Joaquim Barbosa". Ele relata que roupas de José Dirceu e José Genoino foram levadas à superintendência da Polícia Federal, onde se esperava que eles pudessem passar a noite. "De repente, do nada, chegou uma ordem arbitrária e ilegal para que fossem transferidos para a Papuda".

Assim como Chico Vigilante, os advogados dos réus protestam contra as ilegalidades das prisões (leia mais aqui). "O que está acontecendo no Brasil é a vingança de um ditador", protesta Chico Vigilante. Há rumores, no STF, de que Joaquim Barbosa cogita deixar a suprema corte para abraçar um projeto político – eventualmente, até a presidência da República, em 2014. "Uma vergonha e uma indignidade", diz o deputado.”
Enviar: Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: