Serra entra na lista de investigados da Polícia Federal sobre cartel dos trens

Jornal GGN 

"José Serra (PSDB), ex-governador de São Paulo e candidato ao Senado nas eleições deste ano, é um dos 29 nomes citados pela Polícia Federal na investigação sobre fraude em licitações e pagamento de propina envolvendo obras do Metrô e da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos), no Estado, durante os governos Mário Covas, Serra e Geraldo Alckmin.

A Polícia Federal já intimou o tucano a prestar esclarecimentos no dia 7 de outubro, dois dias após a conclusão do primeiro turno das eleições. O delegado Milton Fornazari Junior, que preside o inquérito sobre suposto conluio de multinacionais, foi o responsável por listass 28 investigados no processo, que inclui dirigentes das empresas envolvidas no escândalo, além de ex-diretores da CPTM e do Metrô. Essa é a primeira vez que a corporação rotula Serra dessa forma.

Serra governou São Paulo entre 2007 e 2010. Segundo apurações do Cade, o cartel atuou entre 1998 e 2008. A Polícia Federal intimou o tucano com base em informações de Nelson Marchetti, ex-executivo da Siemens, que sugeriu que o ex-governador atuou para favorecer uma empresa espanhola na concorrência internacional para compra de 384 carros pela CPTM. As informações foram publicadas no Estadão, nesta sexta (29).

A equipe de campanha de Serra disse ao jornal que "estranha" a citação do nome dele no inquérito, sobretudo porque o Ministério Público do Estado promoveu investigações e arquivou o inquérito "por não encontrar nenhuma irregularidade ligada" a Serra. Para a assessoria do tucano, o "vazamento do inquérito neste período eleitoral revela apenas motivação política para se produzir notícias artificialmente”.

Essa semana, comentando a intimação para depor, Serra disse que considera "super comum" a existência de cartel. Segundo ele, a articulação entre empresários de diversos setores acontece naturalmente e pode ter ocorrido, também, no transporte paulista. (Leia mais)"
Enviar: Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: