O presente de Natal aos operários navais: estaleiro demitiu hoje 3,2 mil


Por Fernando Brito, Tijolaço

O presente de Natal da “nova” Petrobras, de Pedro Parente, agora sem conteúdo nacional no que restar de plataformas de petróleo, narrado pela Rádio Gaúcha:

De uma promessa de pujança para a economia do Rio Grande do Sul para milhares de demissões anunciadas em um único dia. A semana começou com a confirmação da demissão de 3,2 mil trabalhadores da Ecovix, dona de um complexo de estaleiros de Rio Grande: Ecovix demite 3,2 mil trabalhadores em estaleiro de Rio Grande.

– Chegamos a ter 18 mil no melhor momento do Polo Naval. Hoje, o município fica praticamente sem empregos no setor naval. – lamenta o presidente da Câmara de Comércio de Rio Grande, Torquato Pontes.

As empresas mantêm algumas centenas de empregos apenas. São da área de manutenção e administrativa, em geral.
E a previsão? Pontes nem se arrisca:

– Só posso comentar fatos. Nem se faz mais previsão.
Vice-presidente e representante da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, Gilberto Sequeira desabafa:

– Não pode ser pior. Uma notícia dessa no fim do ano… Estava melhorando, as coisas estavam se acertando. Os preços voltando à realidade. E agora essa notícia. Pessoal está desesperado.

O presidente do sindicato dos trabalhadores, Benito Gonçalves, afirmou: 
-Acabaram com a gente. Estão acabando com o sonho do brasileiro. A única forma que tem de ser decente é ter trabalho e pagar as contas. Agora, nem isso.

Quem ouviu a repórter da rádio dar ao vivo a notícia da demissão de 3.200 trabalhadores de uma só tacada, conta que começou a chorar.
Todos nós, Karoline, todos nós.
Enviar: Google Plus

About Antonio Ferreira Nogueira Jr.

Contato- nogueirajr@folha.com.br
Revista- WMB

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: